O YouTube é a plataforma número 1 que os brasileiros dizem não viver sem, segundo pesquisas do Google. A principal razão desta importância está no fato de o YouTube ser um lugar de descobertas: 7 em cada 10 consumidores concordam que a plataforma os ajuda a navegar e descobrir algo novo. Por isso, ele mostra ser um espaço essencial para as marcas se conectarem com seus clientes e tornarem seus produtos/serviços conhecidos pelo público.
Sendo assim não podemos descartar que ter um canal no YouTube pode ser uma excelente estratégia no planejamento de marketing da sua revenda de carros.
Para entender esse meio de divulgação, é preciso saber a forma correta para que seu canal tenha audiência e o retorno esperado. Por isso, nesta matéria, mostraremos um passo a passo de como montar o seu canal e fazer com que ele tenha sucess
Vamos lá! Primeiros passos, criando seu canal:
- Faça login no YouTube em um computador ou no site móvel;
- Clique na sua foto do perfil. Criar um canal;
- Aparecerá uma janela para iniciar o processo;
- Verifique os detalhes, como o nome e a foto da sua Conta do Google, e confirme para criar seu canal novo.
Utilize o campo criar canal do Youtube para começar a publicar vídeos na plataforma — Foto: Foto /Reprodução: Barbara Ablas
Personalize seu canal
Depois de criar a conta, é hora de da parte visual e, quanto mais original, maiores são as chances de atrair audiência. Acesse o ícone de avatar, no canto superior direito, para ver a opção “seu canal.” Em seguida, selecione “personalizar canal”.
Depois de criar o canal, comece a personalizar as informações que serão exibidas para os visitantes — Foto: Foto /Reprodução: Bárbara Ablas
Insira o logotipo da sua Revenda de Veículos, crie uma capa e no campo “Sobre”, faça uma descrição do canal e do seu propósito, seja breve e objetivo. Também é interessante mencionar na descrição outras páginas relacionadas ao canal, incluindo o site da sua loja e as redes sociais.
Definindo o público
Já citamos anteriormente na matéria 5 Erros mais comuns no marketing das revendas de veículos a importância da pesquisa de mercado para conhecer seu público. É muito importante defini-lo corretamente para que os vídeos sejam direcionados sem erro e tenham engajamento. Canais e conteúdo que não têm foco não costumam ter visibilidade nesse mar de informações da Internet.
Tente descobrir quais são as preferências do seu público, busque referências em sites, redes sociais e outros canais. PESQUISE! Leia comentários para saber quais são os interesses do internauta. Dê atenção as opiniões e críticas dos clientes, essas informações ajudarão você a entender o que fazer com seu canal.
Conteúdo e Qualidade
O público você conversará através do seu canal é o mesmo que comprará os veículos ofertados em sua revenda. Sendo assim, os assuntos abordados nos vídeos deverão estar conectados com os interesses e as dúvidas destes consumidores.
Alguns exemplos:
- Vídeos explicativos – dicas com soluções de problemas mecânicos comuns dos carros;
- Listas – carros mais procurados no mês;
- Tutoriais – como ver o preço de um carro na tabela Fipe;
- Reviews – Os melhores carros de até 50 mil reais;
- Entrevistas – referências do setor automobilismo;
- Opinião – depoimentos de clientes também são importantes.
Uma dica bacana é que você interaja com o seu público, sempre deixando um espaço para que eles possam dar opiniões e até mesmo sugerir novos conteúdos.
Quando for produzir os vídeos para o canal, não abra mão do aspecto profissional. Vale a pena investir na qualidade por meio de uma boa câmera HD, elaboração correta do texto descritivo do vídeo e edição. Não é atoa que os canais de maiores audiência costumam ser muito bem produzidos e editados.
SEO
Na hora de postar o vídeo, siga as regras/etapas necessárias. Preencha todos os campos de descrição, coloque as palavras-chaves e tags. Faça um título chamativo para seu o público. Siga as diretrizes do YouTube e em caso de dúvidas, o site possui tutoriais de ajuda.
Tenha uma frequência nas postagens dos vídeos, planeje-as definindo as datas, avise seus clientes com chamadas nas redes sociais. Definida por você, de acordo com a sua realidade e com a quantidade que acredita conseguir produzir. É melhor publicar menos conteúdos, mas com relevância que desperte a atração do cliente. Por isso, mesmo que o resultado não venha rapidamente, não desista. Utilize essa fase inicial para estudar, fazer testes e entender o que for preciso.
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