Você sabia que aumentar a segurança dos dados da sua loja de veículos é uma tarefa descomplicada?
Atualmente os crimes virtuais aumentaram em nosso país. Um ataque cibernético é uma tentativa de desabilitar computadores, roubar dados ou usar um sistema de computador violado para lançar ataques adicionais. Os criminosos virtuais usam diferentes métodos para lançar um ataque cibernético que incluem malware, phishing, ransomware, ataque man-in-the-middle ou outros métodos.
Contudo, pequenas atitudes no dia a dia da sua revenda de veículos podem ajudar a segurança dos dados da loja.
Senhas
Primeiro passo e o mais básico de todos: escolha de senhas. Evite escolher senhas fáceis para e-mails corporativos ou no software que gerencia a revenda. Senhas fáceis são o primeiro caminho para um ataque cibernético.
Pense em criar uma senha com mínimo de oito caracteres, insira caracteres especiais, como # * @ e combine com números.
Crie o hábito de alterar suas senhas frequentemente e evite acessar seu e-mail de um computador de terceiros ou público.
Também não podemos esquecer de evitar o uso da mesma senha para mais de um site. O vazamento de senhas é uma situação comum de acontecer.
Autenticação de dois fatores
A autenticação de dois fatores é o processo de autenticação em que dois dos três possíveis fatores de autenticação são combinados.
Possíveis fatores de autenticação:
- Senha, número de identificação pessoal (código PIN), resposta a uma pergunta secreta. Algo que o usuário saiba;
- Token, um telefone celular, um USB, ou um chaveiro. Algo que o usuário possui;
- Reconhecimento de rosto ou voz, biometria comportamental, impressão digital, retina ou íris. Algo que o usuário é.
Essa é uma forma que torna a segurança mais forte ao usuário.
E-mails suspeitos
Ponto mais importante para você e sua equipe seguirem.
Os criminosos se especializaram em recriar a identidade visual de bancos (boletos), de empresas de telefonia e enviam e-mails falsos com links para páginas que roubarem seus dados. As mais comuns são a falsificação do remetente do e-mail (spoofing), para que pareça vir de sua conta, incluir uma senha sua ou um de seus números de telefone.
Quase sempre é possível checar se isso não passa de uma mentira quando pesquisamos na internet.
Se não estiver esperando um boleto bancário e se nem estiverem com cotas atrasadas na revenda de veículo, a melhor maneira de lidar com isso e outros e-mails é excluí-los imediatamente. Nunca os abra, não os responda, não leia nem baixe nenhum documento que possa estar anexado, não clique em nenhum link, não preencha informações em sites que estejam indicados na mensagem.
E para computadores, importante manter seu software antivírus e seu sistema operacional atualizados.
Evite grandes prejuízos, até mesmo para imagem da sua revenda de veículos.
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