Como vender seus carros pelo WhatsApp? É a pergunta que diversas empresas estão realizando. Em 2016, o aplicativo WhatsApp atingiu a marca de 1 BILHÃO de usuários, só no Brasil, são mais de 100 MILHÕES. Diante de números surpreendentes, fica claro o motivo pelo qual realizar vendas via WhatsApp é uma oportunidade para alavancar o faturamento de qualquer empresa.
Se este é um dos aplicativos de comunicação mais populares do mundo, significa que muitos dos seus potenciais clientes já o utilizam e tem facilidade em se comunicar através dele. Logo, você pode usar o WhatsApp para se comunicar de maneira mais próxima e direta, elevando o relacionamento entre cliente e empresa ao próximo nível, gerando uma experiência de venda personalizada que agrega muito mais valor para o seu prospecto.
É inegável que o WhatsApp se tornou uma poderosa ferramenta de vendas, e por este motivo, preparamos 5 Dicas para sua loja de veículos realizar muitas vendas pelo WhatsApp. Fique atento e não perca nenhuma dica!
Dica 1: Salve os contatos no telefone
Utilize apenas um número para gerar sua lista. Se você é do tipo que tem vários chips e muitos números em diversos aparelhos, você não vai conseguir dar a seus clientes a atenção que eles merecem. Isso porque, dificilmente você vai saber com quem está falando, saber o que já conversaram e etc.
Mantenha tudo em um único número e seus históricos a salvo. Isso te ajudará a lembrar de uma conversa, dando mais segurança ao prospecto. Se você não tem o histórico, pode acabar perdido e ter que confessar ao seu cliente que não se lembra do que conversaram, colocando em risco tudo que você construiu até aquele momento.
Dica 2: Personalize a mensagem
Cada cliente deve ser especial e tratado de forma única. Não é bom generalizar a forma de tratamento dos futuros consumidores, pois eles não se sentirão seguros, nem à vontade para realizarem a compra.
Se você costuma usar a lista de transmissão do app e sempre envia a mesma mensagem a todos os seus clientes, muito cuidado! Nenhuma compra é igual à outra, portanto personalize as mensagens, os descontos, a forma de tratamento e não esqueça de tratar o cliente pelo nome para humanizar o diálogo. É claro que a lista de transmissão é importante para facilitar o processo, mas use-a com sensatez.
E lembre-se! Tenha paciência, pois não é porque o cliente falou com você, que ele fechará a venda. Seu atendimento irá definir isso.
Dica 3: Passe segurança
Muitos vendedores esquecem que o cliente também precisa sentir segurança e enchem o WhatsApp de prospecto com mensagens de textos imensas totalmente desnecessárias. Então fica o questionamento: por que não usar a ferramenta de mensagem de voz do aplicativo para passar mensagens maiores ou explicações que requerem maior atenção do cliente para não haver dúvidas?
E mais do que esclarecer melhor sobre algo, a ferramenta de áudio é a melhor opção para passar segurança sobre a venda.
É muito fácil passar mensagens aleatórias através da internet, quem garante ao cliente que aquela mensagem não foi copiada e colada para inúmeros clientes? O cliente se sentirá mais seguro quando houver uma maior aproximação com o vendedor e, no caso, isso se dará através da voz ou, em alguns casos, até mesmo por vídeos e imagens.
A imagem também transmite segurança, quando o vendedor vender algum produto, ao invés de serviço, é extremamente importante o envio das fotos.
Dica 4: Seja presente
Nada de ignorar o que o cliente está dizendo. Se ele fez um questionamento, por mais tolo que seja, responda! Se não tiver tempo, não visualize a resposta até que possa realmente respondê-lo. Não espere três dias para responder um simples “ok” por não ter tido tempo, mas seja atencioso e sempre disponível.
E não esqueça de ser sempre educado, retribua gentileza e também inicie sempre algum diálogo dando bom dia/boa tarde e perguntando se o cliente está bem e agradecendo por sua atenção. Utilize os emojis para representar a felicidade do seu atendimento! Tudo isso transmitirá a ele todo o cuidado que você, vendedor, tem com o cliente, e isso cria laços, ou seja, fideliza o consumidor.
E cuidado para não ser invasivo. Nenhum cliente gosta de “vendedor que enche o saco”.
Dica 5: Use o WhatsApp para marketing e promoção
Você pode usar o WhatsApp para enviar imagens, vídeos dos seus produtos, e mensagens de texto para usuários em todo o mundo. Ao contrário do SMS ou do e-mail, há menos restrições sobre o formato e as chances de engajamento são maiores.
Se você realmente quiser obter um bom retorno, precisa atrair os clientes de maneira criativa, promovendo o seu negócio usando estratégias de marketing no WhatsApp (sem agir de forma invasiva). Faça isso por meio de:
- Imagens: as imagens, por seu alto poder de atratividade, aumentam as chances do usuário dar atenção à mensagem. Mas não qualquer imagem. Faça isso com cuidado, mesmo que o app transmita um ar de informalidade e simplicidade, pode ter certeza que se enviar uma imagem com má resolução, as chances de ela ser imediatamente ignorada são enormes. Por isso, envie apenas fotos com boa qualidade, que dirão muito sobre a sua marca.
- Vídeos: sem deixar de lado a qualidade da imagem, você pode utilizar vídeos para engajar ainda mais o cliente e despertar o interesse sobre seu produto ou serviço.
Agora que você já sabe que o WhatsApp serve não apenas como um aplicativo para conversar com amigos e familiares, você já está pronto para envolver seus clientes com esse poderoso aplicativo?
Se feito com cautela e de maneira eficaz, o uso do WhatsApp pode resultar em uma enorme contribuição para o seu negócio. Ignorar essa oportunidade extra pode fazer você perder a chance de alcançar pessoas que poderiam ser engajadas e convertidas de maneira prática com um simples aplicativo.
Dessa maneira, o WhatsApp se torna uma ferramenta de relacionamento e aproximação entre você e seus clientes.
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