Veja 5 técnicas que vão auxiliar você a não cair em golpes na sua loja de veículos
Vendedores, fiquem atentos para não cair em golpes de clientes inadimplentes! O que é certo é que dois ingredientes estão sempre presentes em um golpe:
1) Um comprador ávido em fazer um ótimo negócio ou em outras palavras levar vantagem (demais);
2) Um inescrupuloso (estelionatário ou bandido mesmo) com a arapuca armada para pegar um desses vendedores.
Quando os golpes não recebem atenção necessária, pode prejudicar e muito os lojistas, principalmente os vendedores. Por isso, preparamos 5 técnicas que vão auxiliar você a não cair em golpes na sua loja de veículos. Confira!
1. Ofereça descontos no pagamento à vista ou antecipado
Para evitar qualquer tipo de golpe ou fraude de clientes, peça pagamento à vista, e ofereça descontos que chamem a atenção dele sob esse valor. É a melhor forma do cliente preferir a compra à vista, e de você não correr riscos e ter problemas.
Outro fator importante para evitar qualquer tipo de golpe, é oferecer descontos no pagamento antecipado, isso irá incentivar o cliente a não ser inadimplente.
2. Faça análise de crédito
A análise de crédito oferece mais segurança para a sua empresa em relação à capacidade de pagamento do cliente.
Além de ser uma forma de resguardar a sua empresa de ser levada pela maré, antecipar-se aos riscos pode ser bom até mesmo para os lucros do seu negócio.
3. Utilize contrato obrigatório de venda
Sempre que TODAS as vendas forem realizadas, seja a prazo ou à vista, utilize um contrato que exija assinatura para formalizar o processo de compra do cliente. É preciso haver um contrato que delimite corretamente o acordo entre as partes. Pois, os famosos atrasos de pagamentos ocorrem com menos frequência quando existe um contrato bem feito, com uma cláusula que estabeleça juros e multas a serem cobrados no caso de demora.
Outro fator importante é que a cobrança judicial é bem mais rápida e muito menos desgastante quando existe o contrato de veículo. Sistemas de gestão podem lhe ajudar a elaborar de forma mais rápida os seus contratos de compra, venda ou consignação.
4. Conceda linhas de créditos para clientes antigos
Ofereça diferentes linhas de créditos para os clientes mais antigos, já que os riscos de golpes são muito menores. Além de você está protegendo o seu negócio, você ainda fideliza o cliente.
Para as empresas que vendem a prazo, a inadimplência é um problema que precisa ser controlado. E existem duas formas de manter o controle da inadimplência.
- Uma delas é através da cobrança de dívidas;
- E a outra é através do controle da concessão de crédito.
5. Pegue pesado nas formas de pagamentos
Procure vender através de cartão de crédito, cartão de débito, cheques, emissão de boletos com documentação comprobatória da venda realizada, contratos de compra e venda…. Há muitas ferramentas que, praticamente, eliminam o risco de inadimplência e de golpes.
Os alertas que mencionamos até aqui, são apenas alguns cuidados para que você possa saber identificar os golpes, antes que a sua empresa se depare com dificuldades ou prejuízos.